top of page

Carro ‘espião’ começa a circular nas ruas de São José dos Campos nessa segunda


Um carro equipado com câmeras para fiscalização de trânsito começa a circular pelas ruas de São José dos Campos a partir desta segunda-feira (11). A tecnologia é inédita na região e vai substituir o trabalho de 12 agentes de trânsito.

O objetivo do carro ‘espião’ é principalmente monitorar o uso as vagas da zona azul, além de fazer leitura das placas, para encontrar carros roubados ou furtados. O veículo é equipado com câmeras acopladas, que captam e geram dados sobre as infrações ou crimes.

O veículo ‘guardião’, como foi batizado pela prefeitura, conta com cinco câmeras de reconhecimento ótico e vai substituir o trabalho de 12 agentes, que serão realocados para atender ocorrências de trânsito.

Esse veículo carro estava previsto para iniciar a operação em agosto de 2017, mas acabou tendo o período de testes estendido antes de entrar em operação. O veículo foi criado pela Sertell, responsável pela zona azul na cidade, e não representou custo adicional ao contrato.

A administração disse em nota que "por se tratar de uma nova tecnologia, o serviço será prestado em caráter experimental, de forma que não há prazos para operação do veículo".

Sistema

As imagens feitas pelo carro ‘espião’ serão validadas por um agente de trânsito. A previsão é que futuramente, o veículo também monitore o uso indevido de vagas de idosos e deficientes.

Por meio de nota, a Polícia Militar afirmou que o investimento em recursos tecnológicos para prevenção de crimes e acidentes é importante, portanto, julga ser positiva a iniciativa da prefeitura.

De acordo com os último dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, referente a outubro, 313 veículos foram roubados ou furtados nesse mês, sendo que no mesmo mês, apenas 109 foram recuperados pela polícia.

(*) colabrou Leonardo Medeiros


bottom of page